Hub Cocriago congrega 55 startups do agro em dois anos de atividades

7 novembro 2023

Além disso, os parceiros do Cocriagro somam mais de 13 mil produtores e suas startups e pesquisadores podem se conectar com cooperativas, agroindústrias, outros ecossistemas de inovação e grandes players do agronegócio por meios de suas atividades. “Temos  parceria com oito institutos de pesquisa, de várias partes do país, integramos o Agro Valley, em Londrina, e também atuamos com outros ambientes de inovação. Nossa última parceria foi com o PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (SP) com o objetivo de ampliar o intercâmbio de tecnologias”, explica a  head de inovação do Cocriagro, Tatiana Fiuza.

O Cocriagro também promove eventos e dias de campo com o objetivo de unir os produtores de tecnologias com seus potenciais clientes. No início de 2023, os resultados da primeira safra de soja da Smart Farm, cultivada em parceria pelo Cocriagro e IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER), foram apresentados em Dia de Campo para 400 pessoas. “Foi o primeiro experimento de campo no Brasil que congregou tecnologias de startups, empresas, cooperativas e instituto de pesquisa”, conta George Hiraiwa, head de relações institucionais do Cocriagro.

Outa ação foi desenvolvida com 300 jovens lideranças cooperativistas, mesclando atividades no mundo físico e no metaverso, A jornada de inovação adaptou a metodologia “zero to hero”, onde foi selecionado um tema, definido um problema ligado ao cooperativismo e desenvolvida uma solução. Segundo Tatiana, foi uma iniciativa inédita, na qual os jovens tiveram uma experiência de integração no metaverso, alinhada a treinamentos feitos por grandes corporações e bigtechs.

Nos últimos 12 meses, representantes do hub participaram de eventos em todo o Brasil, além de serem destaque na imprensa nacional e internacional, com espaço do The Global Tribune.

Destaques

 Entre os destaques desse último ano, ainda estão: o Programa Belagrícola de Sistema de Inovação, no qual a empresa foi reconhecida como Empresa Inovadora na categoria varejo pela Viasoft a partir do programa montado pelo Cocriagro; Jornada da Inovação Connect Integrada, com 100 jovens produtores e três startups experimentando inovação aberta na prática e no campo; e criação do escritório de projetos no grupo Inquima, com orientação do Cocriagro para a capacitação da equipe do grupo para identificar projetos de inovação e buscar recursos para desenvolvê-los.

Os próximos desafios são  ampliar a rede de produtores parceiros, para que as startups consigam acessar melhor esse mercado, além de  posicionar cada vez mais o Cocriagro, como um ambiente promotor da inovação no agronegócio em todo o país. “Assim, entendemos que estamos contribuindo para o desenvolvimento da inovação no Paraná, colocando nosso estado como um precursor da inovação no agronegócio brasileiro. Setor este de extrema relevância para nossa economia”, finaliza Tatiana.

O Cocriagro tem um espaço físico de 650m², composto por áreas compartilhadas para startups, estações de trabalho, auditório, sala de reuniões, área de convivência, baias com espaços rotativos e salas para empresas.

 

 

Outras notícias