Segundo a head de inovação do Cocriagro, Tatiana Fiuza, que liderou a capacitação, o processo contou com seis etapas: conhecimento de todas as linhas de fomento para inovação no Brasil; identificação de um projeto quanto ao seu grau de inovação; relação de cada projeto com uma modalidade de fomento; criação de um roadmap incluindo cada projeto em uma linha de fomento que pudesse atende-lo; redação dos projetos; e acompanhamento das linhas de fomento. “Ao final da jornada, temos um grupo capacitado para atender pequenas e médias empresas na área de captação de recursos para inovação. Inclusive com orientação para três startups do agro em projetos que já estão sendo montados e só aguardando a abertura do edital”, explica Tatiana.
Gabrielle Monteiro Bicheri, consultora de empresas e agente de inovação, foi uma das participantes e enfatizou que o programa de captação de recursos do Cocriagro foi uma experiência completa. “Contamos com capacitação, orientação e muito conhecimento não só em projetos, mas em inovação e desenvolvimento. A forma como foi ensinado sobre o tema é prático e rico em detalhes. A experiência foi ótima para o meu profissional e pessoal também.”
Para a consultora de inovação, Juliana De Leão Gassen, ter participado do programa de captação de recursos foi uma ótima oportunidade de aprender sobre todo o processo de orientação das empresas. “Entendemos como mapear as fontes de recursos adequadas para cada empresa, orientar sobre as documentações e a escrita de projetos destinados à captação de recursos de inovação.”
“A capacitação de escrita de projetos para captação de recursos foi muito importante e crucial para a minha formação profissional e empreendedora. Adquiri conhecimentos valiosos sobre a elaboração de propostas, compreendendo a importância não apenas da habilidade de redação, mas também do conhecimento das linhas de fomento disponíveis. Este aprendizado não só aprimora meu próprio negócio, mas também contribui significativamente para as consultorias que presto para empresas, indústrias e startups”, pontuou Nibeli Sousa, empreendedora da empresa Clube da Casinha e consultora empresarial
Cocriagro
O Cocriagro é um hub de inovação localizado em Londrina (PR). Atua fortemente na promoção da inovação aberta entre startups, institutos de pesquisa, cooperativas e empresas do agro.
Em seu portfólio há 58 startups conectadas de todas as regiões do Brasil. Juntos, os parceiros Cocriagro somam mais de 13 mil produtores e suas startups e pesquisadores podem se conectar com cooperativas, agroindústrias, outros ecossistemas de inovação e grandes players do agronegócio.